quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Por que as pessoas se casam?

No filme "Dança comigo?", Richard Gere intepreta John, um advogado que visita clientes para fazer testamentos. Ele tem uma família ótima e é feliz no casamento. Um certo dia resolve fazer aulas de dança para, apesar de sua vida tranquila, tentar fugir da monotonia diária. A esposa, interpretada por Susan Sarandon, começa a desconfiar da mudança de comportamento do marido - que ensaia escondido, em casa, passos de dança - e contrata um detetive para investigá-lo.

O detetive descobre a verdade, ou seja, que John apenas faz aulas de dança e nada mais. Ela então pede ao profissional que pare de investigá-lo, pois não quer continuar a invadir a intimidade do esposo. A certa altura da conversa dos dois, ela pergunta a ele: "Afinal, por que as pessoas se casam?" O detetive responde: "Paixão". E ela: "Não, não é paixão. As pessoas se casam para terem uma testemunha de suas vidas; alguém que esteja presente nas vitórias, nos fracassos, em todas as ocasiões; alguém que realmente se importe conosco, porque quem nesse mundo mais se importará? Quem se lembrará de nós? As pessoas se casam para terem alguém para testemunhar a sua existência na terra."

Em "Tudo acontece em Elizabethtown", a mesma Susan Sarandon interpreta uma recém-viúva que, na cerimônia fúnebre do marido, explica aos presentes que as pessoas que ela conhecia não sentiram nada pela morte dele; para essas pessoas, aquela morte não tinha a importância que tinha para ela, porque - e eu completo o raciocínio - porque ela, e somente ela, era a testemunha da vida dele".

Os pais morrem, os filhos vão embora...mas aquela pessoa fica ao seu lado para sempre, testemunhando seu dia-a-dia quando ninguém mais se importar. Cada sorriso, cada lágrima, cada ataque de riso (ou de fúria), cada dúvida, cada passo dado, cada problema, cada vitória; as coisas triviais do dia-a-dia, como almoçar, tomar banho, limpar a casa, comer um fruta: para cada pequeno detalhe da vida há a testemunha presente. Quando ninguém se importa, é essa testemunha que dá o conselho, uma palavra amiga, um abraço gostoso; quando ninguém sabe, é essa testemunha que ouve as confissões, as histórias, os segredos. Ela acompanha seu dia-a-dia, e só por causa dela você se sente importante, confiante, forte, grande, afinal, alguém se importa com você! É como diz a letra da canção: "It's wonderful/It's marvelous/That you should care for me..." Com a testemunha presente ao seu lado, você nunca mais estará sozinho.

Antes de se despedir da personagem de Sarandon, o detetive, após ouvir a explicação dela para o matrimônio, conclui dizendo: "Eu sabia. Eu disse. Você é uma romântica".

2 comentários:

  1. Ai...acho que são tantos motivos pra casar, né? O mais importante é ter amor, Paixão (por que não??) respeito, companheirismo envolvidos! É..eu acho que é... =D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pri! Hoje fui dar uma "reciclada" nos contatos do meu blog e olha só a minha surpresa: vc mudou de "casa"!!Adorei! Não sei se ainda se lembra de mim, começamos o contato quando ainda morava Perdida na Terras dos Smurfs (Bélgica, kkk)!! Deixo aqui meu link novo: http://ancatdubh2.blogspot.com Apareça! E parabéns por todas as mudanças! Bjs

    ResponderExcluir